quinta-feira, 17 de maio de 2018

Devocional Diário - A Segurança, a Bondade e o Amor



Eu nunca irei me cansar de falar sobre o amor de Deus e sua bondade, são pautas permanentes em minha vida, e em muitos momentos, somos até tentados a nos esquecer disso. O mundo rude como anda, acaba nos convencendo de "pagar na mesma moeda", sabe? Agir sem bondade. A insegurança desse mundo, diz que é melhor assim, mas isso vai na contra mão daquilo que a Palavra de Deus nos ensina, e eu refleti sobre isso hoje no meu devocional e vou complartilhar aqui! Por isso, separei 2 textos base, vamos ler?


"O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros."

Provérbios 18:10

"Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz; o homem cruel causa o seu próprio mal."

Provérbios 11:17

Nstes 2 textos encontramos duas coisas intríncecas, porém facilmente detectáveis:

A SEGURANÇA

No primeiro caso temos a segurança daquele que corre para o Senhor.
No segundo caso, a segurança daquele que faz o bem.

No primeiro caso, temos uma atitude ativa do sábio, ativa e pessoal de quem conhece a Deus, de quem dedicou tempo em desvendar aquilo que o Criador faz e diz, e você talvez se pergunte como obter essa segurança de saber que Deus, é uma Torre Forte, um refúgio no meio da insegurança que o mundo nos proporciona. Como confiar em Deus? Como escorar minha alma cansada nele e repousar no meio de um furacão? Como Deus se torna minha Torre Forte, pra onde eu posso correr? E as vezes, parece que a gente esquece, mas a gente sempre pode relembrar:

"A ti, Senhor, elevo a minha alma.
Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim!
Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente.
Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas;
guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.
Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antigüidade.
Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom.
Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.
Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho.
Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança.
Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande!
Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir.
Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra.
O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.
Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha.
Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito.
As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha aflição.
Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados.
Vê como aumentaram os meus inimigos e com que fúria me odeiam!
Guarda a minha vida e livra-me! Não me deixes decepcionado, pois eu me refugio em ti.
Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti.
Ó Deus, liberta Israel de todas as suas aflições!

Salmos 25:1-22

"Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores."

O próprio Deus, arrumou um jeito de se reconciliar conosco, através de quem? Sim, se você pensou em Jesus, você está certo. Através de Jesus e de seu sacrifício na cruz, podemos correr para Deus e nos refugiar nele, pois ele é o nosso Salvador. E eu quero dizer que o momento de correr pra Deus, não precisa ser apenas num momento de doença, dor ou necessidade, a palavra de Deus nos afirma com segurança: 

"Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca."

Salmos 34:1

Em todo o tempo, podemos achar refúgio, seja pra compartilhar com Deus nossas fraquezas, ou vitórias, seja pra adorar, seja pra caminhar em silêncio, EM TODO TEMPO.


No segundo caso, vamos relembrar o versículo:

"Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz; o homem cruel causa o seu próprio mal."

Provérbios 11:17

Nós vemos, o quanto é importante fazer o bem. Mas será que podemos nos lembrar ao que isso se assemelha? Vamos dar um passeio em João 15:17?

"Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros."

João 15:17

Mas como eu sei que o amor e a bondade, são coisas semelhantes e devem andar juntos? São duas palavras diferentes eu sei, então vamos andar mais um pouco pela bíblia, num texto muiiiiito conhecido:

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor."

1 Coríntios 13:1-13



Os primeiros versículos, nos apontam como seríamos sem o amor, sem amor, não adianta falar alto, será apenas barulho, sem amor não adianta falar em outras línguas, porque a limguagem do amor,só reconhece a linguagem do amor, e "o amor é, aquilo que o amor faz" (frase de Helena Tanure), ainda que eu profetize e tenha o dom do conhecimento, isso não vai adiantar nada se eu não tiver o amor, conhecimento compartilhado sem amor, torna-se algo morto, a eficácia das palavras de Jesus estava na forma como ele falava, ele tinha um bom discurso, porque ele é amor, e não se pode convencer ninguém em um discurso cristão, sem amor. A fé, pode mover montanhas, mas isso perde o sentido, se não existe um propósito de amor e bondade. A caridade e o altruísmo, também não significam nada, quando não há amor, o sacrifício de Cristo, que entregou seu corpo por nós, só é lembrado ainda hoje, por que ele fez isso por amor. E bem no versículo 4, nós encontramos a nossa conecção:

"o amor é bondoso"

1 Coríntios 13:4

Amar, é uma atitude de bondade. 

Vemos nesta frase o amor como um verbo. E quem era o Verbo? Vamos entender isso:


"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."

João 1:1

Logo, se Deus é amor, o Amor é um Verbo, sabemos disso, porque João insiste nisso:


"Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor."

1 João 4:8


E concluímos sabendo, que o Verbo que estava com Deus no princípio, era Jesus.

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."

João 1:14

E o que Jesus veio nos mostrar de tão novo?

"Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros."

João 15:17

O amor e a bondade para com as pessoas ao redor.

Aquele que faz o bem, consegue fazer isso por meio do amor, e Deus é amor, se Ele de fato habita em nós, amar é algo tão natural quanto respirar, fazer o bem, é algo tão orgânico como o bater do nosso coração. Na caminhada cristã, nós não podemos fragmentar aquilo que nos foi proposto, não existe "Estar seguro", sem Deus, que é amor, e sem amor, nosso maior ato de bondade, não valerá nada. O homem que é capaz de amar a si mesmo, ele compreende a necessidade alheia, e por conseguinte, o homem que ama o próximo, esse consegue enxergar a Deus.

"Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.
"Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’
"O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’."

Mateus 25:35-40

O amor, é um Verbo, um Verbo que devemos conjugar em todas as pessoas, Verbos são ações ativas, são gestos, a palavra de Deus diz pra não amarmos apenas de palavras, amar é ação. Uma ação urgente. A maldade dentro de nós, por que ela existe, todos os dias temos maus pensamentos, eu não sei você, mas eu tenho, todo dia a minha mente me brinda com más possibilidades, todo dia eu sou convidada a falar mal de alguém, a exercer minhas fraquezas, minha justiça própria, minha brutalidade, e sabe porque? Por que eu não sou perfeita, eu sou um ser humano sucestível, e somente o amor de Deus, supera as minhas fraquezas, quebra meus cativeiros, renova meus relacionamentos, e me salva de mim mesma, sem o amor de Deus, eu poderia até estar engajada numa obra de caridade, numa causa nobre, mas nada disso me transformaria dia-a-dia em algo mais semelhante com o meu Criador. A nossa maldade, só espalha tristeza e ruína, mas quando Deus habita em nós, isso nos traz segurança, bondade e amor, então, quem tem isso transbordando, consegue compartilhar com o mundo.

E não se esqueça, o trabalho é diário:

"Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."
Lucas 9:23

Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário