sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Devocional Diário - Não Desanime!




Imagine que você é uma tela, e Deus o artista, porque não confiar na experiência dele, em pintar belas cenas? Porque não confiar a ele a nossa vida e o que nos cerca? Porque não deixar ele brilhar em você, através de você? Porque não fazer a vontade dele!? Ele é a bondade e o amor, seu Espírito Santo é nosso consolador, sua alegria nos faz ter a mesma conclusão de Paulo, de que não é o sofrimento leve e momentâneo, que vai nos desanimar e nos separar de verdade e do amor!


“Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus. Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.”

(2 Coríntios 4:1-18 - NVI)



Queridos, a palavra de Deus é realmente linda, e Só Ele merece toda Glória e Honra! Quando leio 2 Coríntios 4:1-18, eu me sinto consolada e pronta pra deixar qualquer preocupação vinda do mundo, me sinto fortificada, sinto realmente a presença de Deus e do seu Doce Espírito Santo me fazendo olhar fixo para os propósitos de Deus enquanto estou aqui, e na maravilha que será quando eu partir pra eternidade (seja amanhã, seja daqui a 100 anos).


Este texto em primeiro lugar, nos ensina que ministério, não é pelo talento que temos, não é pelo nosso prestígio, não é porque somos bonitos, abastados ou nos vestimos bem, observe bem porque Deus nos concede um ministério:

“Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.”

É pela misericórdia de Deus! Deus sabe o que temos nos nossos corações, ele sabe as coisas que renunciamos, as que coisas que sacrificamos, as lutas que travamos pra permanecermos fiéis a Ele, mesmo em ambiente hostil, mesmo que nos magoem, nos firam, mesmo em momentos adversos, passando por doenças e privações, ele sabe o que carregamos em nós, lembram-se da jornada de Davi, de como ele foi ungido e de como ele vivia? Deus olha o nosso interior e não como os outros nos veem. Você sabe o que significa a palavra misericórdia?


“O que é Misericórdia:

Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração", significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.
Conceder misericórdia a alguém é perdoá-la pelo simples ato de bondade, apesar do outro não merecer o perdão.” (Dicionário de significados)

Que descrição linda, a misericórdia é um encontro de Deus com a nossa humanidade corrompida, e o resultado desse encontro é a salvação e a nossa restituição de autoridade diante do mundo. Perceba o verso seguinte, como ele nos ensina a abraçar a misericórdia e o ministério:

“Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.”
Renunciando, os procedimentos secretos e vergonhosos.

“Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ ".
(Marcos 7:21-23 - NVI)


O que me leva a nos fazer a pergunta: “quem nós somos quando ninguém nos vê?” Será que nossos pensamentos estão se renovando em Deus, ou estamos constantemente dissimulando, tendo apenas uma aparência de cristãos? É importante queridos, lutarmos contra nossa carne (nossas vontades), principalmente quando o mundo de hoje, diz que está tudo bem limpar o exterior do “copo”, e deixar o interior sujo (Lucas 11: 38, 39). Deus, meus amados, não habita em tendas, nem em templos feitos por mãos, ele habita em nós. A igreja é um importante lugar de comunhão, amparo e aprendizado. Mas atentem bem, como pode o Senhor viver em nós, estando nosso coração, nossa alma, nossos desejos, nossa mente, todo nosso ser estando constantemente mergulhado em pecados? Não se engane, a vida com Deus, é uma constante batalha, uma constante luta pela santificação, pela santidade. Satanás, vai nos tentar, mas não resistirá a nos, diante da nossa conduta com Deus. Vamos ler esse trecho abaixo, que explica o que eu disse:

“De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?"
(Tiago 4:1-12 - NVI)


A palavra de Deus, nos ensina como nos desfazer dos pecados que é: Tomando a decisão de não pecar, temos que ser maduros e rejeitar as situações que nos levam ao erro e comprometem nossa vida espiritual e nosso relacionamento com Deus. A palavra de Deus também nos mostra que devemos resistir ao diabo, pois assim ele fugirá de nós. Temos que ser resistentes, não desistentes, nem desanimados. O ministério de Deus nos é proposto através as Sua misericórdia, mas para assumir nosso posto de autoridade diante do mundo, precisamos nos sujeitar a Deus e abandonar o que nos afasta dele, que são: os pecados ocultos, os pecados públicos e as coisas que escandalizam aqueles que nos rodeiam. Queridos, somos altamente responsáveis pelo que falamos, pelo modo que agimos e pela forma que as outras pessoas vão entender essas coisas, ainda mais quando o que falamos e fazemos se relaciona com a palavra santa de Deus, que é a voz dele! Não escandalize os outros, não deixe maus entendidos, Deus não é Deus de confusão, não queira ser como Saul que foi rejeitado por Deus.

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,”
(Hebreus 12:1 - NVI)

Amados, outra compreensão maravilhosa deste texto, segue- se nos versos adiante:

“Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus. Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.”

Se nós temos uma vida consagrada a Deus, porque deixar oculto ao mundo que a temos? Porque não contar ao mundo o que aprendemos? (1:54 madrugada de quinta pra sexta, uma deliciosa e refrescante chuva, cai sobre Ipanema). Isso me lembra da chuva serôdia, (não que ela tenha a ver com a chuvinha de agora rs, apenas me fez lembrar do assunto). A chuva serôdia, representa nas escrituras o derramar do Espírito Santo, que veio germinar a semente do evangelho que foi plantada. E é por isso que a glória e o prestígio não são nossos, é um tesouro em vasos de barro, nós somos os vasos de barro, não existe glória em nós, não existe adoração para nós, o conhecimento é Dele, a visibilidade é pra Ele, pra nós, sempre o desapego do mundo, é tudo para o Senhor, cabe a nós a satisfação de servir a ele.

“Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho. Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.”
(1 Coríntios 3:5-9 - NVI)

Temos que aprender que ter um ministério não é sinônimo de riqueza e sucesso, a riqueza e o sucesso são coisas fúteis e a futilidade da vida, sempre nos desanima, pois ela nos assalta com insatisfação, e já expliquei noutro texto, o que fez Lucifer cair, foi a sua insatisfação de não ser como Deus, isso gera orgulho, o orgulho e a insatisfação andam de mãos dadas, o primeiro quer sempre mais e o segundo nos cega. Paulo é bem enfático, como eu já disse, ministérios não servem para aqueles que sonham em ficar ricos e ter status na sociedade, ou para aqueles que querem falar de si mesmos, ministérios são pra glorificar a Deus, não tire proveito disso fazendo as pessoas pagarem por aquilo que você recebeu de graça, não cobre pra pregar, não cobre pra louvar, não é fácil e ninguém nunca disse que seria, mas esse é o certo, não desanime, siga os exemplos da Bíblia:


“Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento. E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.”
(Mateus 10:8-13 - ACF)


Se o ministério veio por meio de Deus, ele te dirá onde ir, o que dizer e a provisão também virá dele, lembram (Mateus 10:19,20)? Até o pardal encontrou casa, os pássaros não fiam nem tecem, contudo Deus os alimenta (Lucas 12: 22 a 34), e o justo queridos, vive pela fé:

“Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens. Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo. Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados. Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores. Alguns de vocês se tornaram arrogantes, como se eu não fosse mais visitá-los. Mas irei muito em breve, se o Senhor permitir; então saberei não apenas o que estão falando esses arrogantes, mas que poder eles têm. Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder. Que é que vocês querem? Devo ir a vocês com vara, ou com amor e espírito de mansidão?”
(1 Coríntios 4:9,11,12,13,14,16,18,19,20,21 - NVI)


Por fim amados, vamos ler os trechos finais deste texto lindo de 2 Coríntios:

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida. Está escrito: "Cri, por isso falei". Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos, porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês. Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus. Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”

Ah que palavra linda, contemplei essa palavra hoje, diante de algumas situações nas quais eu precisava aprender a não desanimar, sabe? Um tratar de Deus envolvendo muitos assuntos, para os quais eu não tinha respostas, mas Deus permitiu certas situações, pra que eu compreendesse a sua misericórdia, o ministério e pra que eu aprendesse com ele a não desanimar. Como seres humanos, somos cercados de sentenças humanas. E eu contemplei minhas próprias sentenças, a luz do que um dia li, num livro se Max Lucado, totalmente inspirado nos últimos momentos de Jesus maravilhoso na cruz. Ele fala sobre três pontos de ancoragem para não afundarmos na vida. 1- Minha vida não é inútil, 2- Meus fracassos não são fatais e 3- Minha morte não é final. Tudo isso, sob a luz do calvário. E há alguns meses essas situações vinham me ensinando e incomodando, porque a gente sempre tenta aprender com essas coisas né?, coisas como: a estupidez das pessoas (no sentido de serem cruéis), o abandono de amigos, as futilidades da vida (pessoas fúteis) , humilhações por parte de pessoas que não nos conhecem, o julgamento por parte de pessoas da igreja; não sei vocês, mas creio que também já passaram por essas coisas, e essas coisas nos estarrecem, nos pressionam, nos deixam perplexos, quando alguém encontra em nós um motivo de inimizade, isso nos abate, nos destrói, nos magoa, (leiam o texto sobre a mágoa aqui no blog), e queridos, porque Paulo contrapõe isso com palavras de ânimo? Será que ele era maluco ou será que ele realmente experimentou isso, confiando em Deus? Eu aposto todas as minhas fichas na experiência de Paulo, ele mesmo com segurança, afirma que pode ter seus exemplos seguidos, Paulo, tinha um ministério brabeira, lidava com pessoas duras, pecadoras, incautas, cheias de si, lidava com a liderança perversa daquele tempo, pessoas que queriam esmagá-lo, e mesmo na prisão, sofrendo açoite, sendo banido de lugares, ele não parou, ele não desanimou. É o que eu falo, muitos de nós nem podemos nos comparar a ele, ele não era melhor do que nós, porém há uma diferença sincera, quando ele diz que o corpo dele, estava entregue a morte por Cristo, e não apenas a morte para as coisas mundanas, mas também a morte relacionada ao martírio, a morte física pela causa de Cristo, e ele tratava isso com naturalidade e responsabilidade, além de coragem, chamando as intempéries de “sofrimentos leves e momentâneos”, nos dizendo que é possível viver acima deste mundo, sem desânimo, sem desespero, sem o abandono (valorizando na nossa vida os que estão perto e entendendo que algumas dessas pessoas estão apenas de passagem por nossa vida), não permitindo que sejamos destruídos ou que nos levemos a destruição porque nos abateram ou nos humilharam, o diabo vai tentar e vai usar a boca das pessoas, como instrumento pra isso, mas precisamos ser maduros pra ver a atuação de satanás e não cairmos destruídos, magoados com palavras de pessoas que as vezes nem nos conhecem bem, e falo isso até de familiares, pois, as vezes nem eles nos conhecem bem e nos julgam errado, igualmente as pessoas da igreja, que mal sabem da nossa história e nos julgam, nos fazem indignos, coisa que o próprio Jesus jamais fez. Por isso Paulo diz: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” Quando essas coisas ocorrerem, aprenda com elas, e não desanime, e pense no objetivo final, no céu. Tudo é transitório, tudo passa, mas Deus e a sua palavra permanecem.

“Está escrito: "Cri, por isso falei". Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos, porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês. Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.”

Tudo, que aprendemos com Deus, é pra nós ensinarmos aos outros! É para alcançar as pessoas, o evangelho é mais inclusão do que exclusão, para o pecado, existe o arrependimento, para o arrependido, existe o perdão, para a ignorância religiosa, existe o Cristo que é a Verdade, só ele é o caminho a verdade e a vida, vemos Deus incluindo no livro da vida, nomes de pessoas que jamais seriam dignos da nossa amizade e consideração, sabe porque? Porque Deus os ama, porque todos pecamos, mas todos também merecem a graça salvadora. Não desanime, a salvação é um motivo para festejarmos e batalharmos! Deus se alegra quando o pecador se arrepende! É incrível que ainda hoje, eu tenha que lembrar alguém disso.

“Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos”

“Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.”

Se o seu ministério já se iniciou ou não, tenha tudo isto em mente, Tudo é de Deus e pela sua misericórdia nós somos chamados e sarados. Quer seja louvando, pregando, aconselhando, limpando o chão da igreja, entenda que o mundo precisa ver Deus brilhar em nós, é assim que que o evangelho esclarece aquele que está perecendo, nós somos apenas instrumentos, vasos de barro. Não desanime se as pessoas se levantam e te humilhando, querem te destruir, não desanime diante da futilidade constante desse mundo, diante do abandono, diante da perplexidade, viva acima deste mundo, viva com a mente em Deus, sendo renovada pelo conhecimento da palavra. Tenha seus olhos fixos no autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo. Ele nos disse que no mundo nós teríamos aflições, mas ele também nos disse pra termos bom ânimo (não desanime!), pois ele venceu o mundo! Ele venceu por nós, a obra da cruz, não foi em vão!


P.S.: "Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."
Lucas 9:23


bjus e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário