sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Devocional Diário - Não Desanime!




Imagine que você é uma tela, e Deus o artista, porque não confiar na experiência dele, em pintar belas cenas? Porque não confiar a ele a nossa vida e o que nos cerca? Porque não deixar ele brilhar em você, através de você? Porque não fazer a vontade dele!? Ele é a bondade e o amor, seu Espírito Santo é nosso consolador, sua alegria nos faz ter a mesma conclusão de Paulo, de que não é o sofrimento leve e momentâneo, que vai nos desanimar e nos separar de verdade e do amor!


“Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus. Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.”

(2 Coríntios 4:1-18 - NVI)



Queridos, a palavra de Deus é realmente linda, e Só Ele merece toda Glória e Honra! Quando leio 2 Coríntios 4:1-18, eu me sinto consolada e pronta pra deixar qualquer preocupação vinda do mundo, me sinto fortificada, sinto realmente a presença de Deus e do seu Doce Espírito Santo me fazendo olhar fixo para os propósitos de Deus enquanto estou aqui, e na maravilha que será quando eu partir pra eternidade (seja amanhã, seja daqui a 100 anos).


Este texto em primeiro lugar, nos ensina que ministério, não é pelo talento que temos, não é pelo nosso prestígio, não é porque somos bonitos, abastados ou nos vestimos bem, observe bem porque Deus nos concede um ministério:

“Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.”

É pela misericórdia de Deus! Deus sabe o que temos nos nossos corações, ele sabe as coisas que renunciamos, as que coisas que sacrificamos, as lutas que travamos pra permanecermos fiéis a Ele, mesmo em ambiente hostil, mesmo que nos magoem, nos firam, mesmo em momentos adversos, passando por doenças e privações, ele sabe o que carregamos em nós, lembram-se da jornada de Davi, de como ele foi ungido e de como ele vivia? Deus olha o nosso interior e não como os outros nos veem. Você sabe o que significa a palavra misericórdia?


“O que é Misericórdia:

Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração", significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.
Conceder misericórdia a alguém é perdoá-la pelo simples ato de bondade, apesar do outro não merecer o perdão.” (Dicionário de significados)

Que descrição linda, a misericórdia é um encontro de Deus com a nossa humanidade corrompida, e o resultado desse encontro é a salvação e a nossa restituição de autoridade diante do mundo. Perceba o verso seguinte, como ele nos ensina a abraçar a misericórdia e o ministério:

“Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.”
Renunciando, os procedimentos secretos e vergonhosos.

“Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ ".
(Marcos 7:21-23 - NVI)


O que me leva a nos fazer a pergunta: “quem nós somos quando ninguém nos vê?” Será que nossos pensamentos estão se renovando em Deus, ou estamos constantemente dissimulando, tendo apenas uma aparência de cristãos? É importante queridos, lutarmos contra nossa carne (nossas vontades), principalmente quando o mundo de hoje, diz que está tudo bem limpar o exterior do “copo”, e deixar o interior sujo (Lucas 11: 38, 39). Deus, meus amados, não habita em tendas, nem em templos feitos por mãos, ele habita em nós. A igreja é um importante lugar de comunhão, amparo e aprendizado. Mas atentem bem, como pode o Senhor viver em nós, estando nosso coração, nossa alma, nossos desejos, nossa mente, todo nosso ser estando constantemente mergulhado em pecados? Não se engane, a vida com Deus, é uma constante batalha, uma constante luta pela santificação, pela santidade. Satanás, vai nos tentar, mas não resistirá a nos, diante da nossa conduta com Deus. Vamos ler esse trecho abaixo, que explica o que eu disse:

“De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?"
(Tiago 4:1-12 - NVI)


A palavra de Deus, nos ensina como nos desfazer dos pecados que é: Tomando a decisão de não pecar, temos que ser maduros e rejeitar as situações que nos levam ao erro e comprometem nossa vida espiritual e nosso relacionamento com Deus. A palavra de Deus também nos mostra que devemos resistir ao diabo, pois assim ele fugirá de nós. Temos que ser resistentes, não desistentes, nem desanimados. O ministério de Deus nos é proposto através as Sua misericórdia, mas para assumir nosso posto de autoridade diante do mundo, precisamos nos sujeitar a Deus e abandonar o que nos afasta dele, que são: os pecados ocultos, os pecados públicos e as coisas que escandalizam aqueles que nos rodeiam. Queridos, somos altamente responsáveis pelo que falamos, pelo modo que agimos e pela forma que as outras pessoas vão entender essas coisas, ainda mais quando o que falamos e fazemos se relaciona com a palavra santa de Deus, que é a voz dele! Não escandalize os outros, não deixe maus entendidos, Deus não é Deus de confusão, não queira ser como Saul que foi rejeitado por Deus.

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,”
(Hebreus 12:1 - NVI)

Amados, outra compreensão maravilhosa deste texto, segue- se nos versos adiante:

“Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus. Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.”

Se nós temos uma vida consagrada a Deus, porque deixar oculto ao mundo que a temos? Porque não contar ao mundo o que aprendemos? (1:54 madrugada de quinta pra sexta, uma deliciosa e refrescante chuva, cai sobre Ipanema). Isso me lembra da chuva serôdia, (não que ela tenha a ver com a chuvinha de agora rs, apenas me fez lembrar do assunto). A chuva serôdia, representa nas escrituras o derramar do Espírito Santo, que veio germinar a semente do evangelho que foi plantada. E é por isso que a glória e o prestígio não são nossos, é um tesouro em vasos de barro, nós somos os vasos de barro, não existe glória em nós, não existe adoração para nós, o conhecimento é Dele, a visibilidade é pra Ele, pra nós, sempre o desapego do mundo, é tudo para o Senhor, cabe a nós a satisfação de servir a ele.

“Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho. Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.”
(1 Coríntios 3:5-9 - NVI)

Temos que aprender que ter um ministério não é sinônimo de riqueza e sucesso, a riqueza e o sucesso são coisas fúteis e a futilidade da vida, sempre nos desanima, pois ela nos assalta com insatisfação, e já expliquei noutro texto, o que fez Lucifer cair, foi a sua insatisfação de não ser como Deus, isso gera orgulho, o orgulho e a insatisfação andam de mãos dadas, o primeiro quer sempre mais e o segundo nos cega. Paulo é bem enfático, como eu já disse, ministérios não servem para aqueles que sonham em ficar ricos e ter status na sociedade, ou para aqueles que querem falar de si mesmos, ministérios são pra glorificar a Deus, não tire proveito disso fazendo as pessoas pagarem por aquilo que você recebeu de graça, não cobre pra pregar, não cobre pra louvar, não é fácil e ninguém nunca disse que seria, mas esse é o certo, não desanime, siga os exemplos da Bíblia:


“Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento. E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.”
(Mateus 10:8-13 - ACF)


Se o ministério veio por meio de Deus, ele te dirá onde ir, o que dizer e a provisão também virá dele, lembram (Mateus 10:19,20)? Até o pardal encontrou casa, os pássaros não fiam nem tecem, contudo Deus os alimenta (Lucas 12: 22 a 34), e o justo queridos, vive pela fé:

“Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens. Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo. Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados. Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores. Alguns de vocês se tornaram arrogantes, como se eu não fosse mais visitá-los. Mas irei muito em breve, se o Senhor permitir; então saberei não apenas o que estão falando esses arrogantes, mas que poder eles têm. Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder. Que é que vocês querem? Devo ir a vocês com vara, ou com amor e espírito de mansidão?”
(1 Coríntios 4:9,11,12,13,14,16,18,19,20,21 - NVI)


Por fim amados, vamos ler os trechos finais deste texto lindo de 2 Coríntios:

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida. Está escrito: "Cri, por isso falei". Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos, porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês. Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus. Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”

Ah que palavra linda, contemplei essa palavra hoje, diante de algumas situações nas quais eu precisava aprender a não desanimar, sabe? Um tratar de Deus envolvendo muitos assuntos, para os quais eu não tinha respostas, mas Deus permitiu certas situações, pra que eu compreendesse a sua misericórdia, o ministério e pra que eu aprendesse com ele a não desanimar. Como seres humanos, somos cercados de sentenças humanas. E eu contemplei minhas próprias sentenças, a luz do que um dia li, num livro se Max Lucado, totalmente inspirado nos últimos momentos de Jesus maravilhoso na cruz. Ele fala sobre três pontos de ancoragem para não afundarmos na vida. 1- Minha vida não é inútil, 2- Meus fracassos não são fatais e 3- Minha morte não é final. Tudo isso, sob a luz do calvário. E há alguns meses essas situações vinham me ensinando e incomodando, porque a gente sempre tenta aprender com essas coisas né?, coisas como: a estupidez das pessoas (no sentido de serem cruéis), o abandono de amigos, as futilidades da vida (pessoas fúteis) , humilhações por parte de pessoas que não nos conhecem, o julgamento por parte de pessoas da igreja; não sei vocês, mas creio que também já passaram por essas coisas, e essas coisas nos estarrecem, nos pressionam, nos deixam perplexos, quando alguém encontra em nós um motivo de inimizade, isso nos abate, nos destrói, nos magoa, (leiam o texto sobre a mágoa aqui no blog), e queridos, porque Paulo contrapõe isso com palavras de ânimo? Será que ele era maluco ou será que ele realmente experimentou isso, confiando em Deus? Eu aposto todas as minhas fichas na experiência de Paulo, ele mesmo com segurança, afirma que pode ter seus exemplos seguidos, Paulo, tinha um ministério brabeira, lidava com pessoas duras, pecadoras, incautas, cheias de si, lidava com a liderança perversa daquele tempo, pessoas que queriam esmagá-lo, e mesmo na prisão, sofrendo açoite, sendo banido de lugares, ele não parou, ele não desanimou. É o que eu falo, muitos de nós nem podemos nos comparar a ele, ele não era melhor do que nós, porém há uma diferença sincera, quando ele diz que o corpo dele, estava entregue a morte por Cristo, e não apenas a morte para as coisas mundanas, mas também a morte relacionada ao martírio, a morte física pela causa de Cristo, e ele tratava isso com naturalidade e responsabilidade, além de coragem, chamando as intempéries de “sofrimentos leves e momentâneos”, nos dizendo que é possível viver acima deste mundo, sem desânimo, sem desespero, sem o abandono (valorizando na nossa vida os que estão perto e entendendo que algumas dessas pessoas estão apenas de passagem por nossa vida), não permitindo que sejamos destruídos ou que nos levemos a destruição porque nos abateram ou nos humilharam, o diabo vai tentar e vai usar a boca das pessoas, como instrumento pra isso, mas precisamos ser maduros pra ver a atuação de satanás e não cairmos destruídos, magoados com palavras de pessoas que as vezes nem nos conhecem bem, e falo isso até de familiares, pois, as vezes nem eles nos conhecem bem e nos julgam errado, igualmente as pessoas da igreja, que mal sabem da nossa história e nos julgam, nos fazem indignos, coisa que o próprio Jesus jamais fez. Por isso Paulo diz: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” Quando essas coisas ocorrerem, aprenda com elas, e não desanime, e pense no objetivo final, no céu. Tudo é transitório, tudo passa, mas Deus e a sua palavra permanecem.

“Está escrito: "Cri, por isso falei". Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos, porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês. Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.”

Tudo, que aprendemos com Deus, é pra nós ensinarmos aos outros! É para alcançar as pessoas, o evangelho é mais inclusão do que exclusão, para o pecado, existe o arrependimento, para o arrependido, existe o perdão, para a ignorância religiosa, existe o Cristo que é a Verdade, só ele é o caminho a verdade e a vida, vemos Deus incluindo no livro da vida, nomes de pessoas que jamais seriam dignos da nossa amizade e consideração, sabe porque? Porque Deus os ama, porque todos pecamos, mas todos também merecem a graça salvadora. Não desanime, a salvação é um motivo para festejarmos e batalharmos! Deus se alegra quando o pecador se arrepende! É incrível que ainda hoje, eu tenha que lembrar alguém disso.

“Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos”

“Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.”

Se o seu ministério já se iniciou ou não, tenha tudo isto em mente, Tudo é de Deus e pela sua misericórdia nós somos chamados e sarados. Quer seja louvando, pregando, aconselhando, limpando o chão da igreja, entenda que o mundo precisa ver Deus brilhar em nós, é assim que que o evangelho esclarece aquele que está perecendo, nós somos apenas instrumentos, vasos de barro. Não desanime se as pessoas se levantam e te humilhando, querem te destruir, não desanime diante da futilidade constante desse mundo, diante do abandono, diante da perplexidade, viva acima deste mundo, viva com a mente em Deus, sendo renovada pelo conhecimento da palavra. Tenha seus olhos fixos no autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo. Ele nos disse que no mundo nós teríamos aflições, mas ele também nos disse pra termos bom ânimo (não desanime!), pois ele venceu o mundo! Ele venceu por nós, a obra da cruz, não foi em vão!


P.S.: "Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."
Lucas 9:23


bjus e até a próxima!

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Não é uma questão de opinião - Só para cristãos



Bem queridos, chega uma hora em que devemos entrar dentro da Verdade que é Cristo e falar dela, não nos importando se esta Verdade que é Cristo, irá ofender alguém ou um grupo específico. Existem princípios na palavra de Deus, que não fazem questão da nossa opinião, do que pensamos sobre esse princípio, pois são absolutos e são princípios advindos de mandamentos do próprio Deus, são coisas que burladas, nos levam a cativeiros, nos levam ao pecado, nos levam a uma rede de enganos. E é muito perigoso quando trazemos princípios mundanos querendo interpretar os princípios divinos. A Bíblia, tem seu verniz histórico, político, cultural e etc, porém nós não usamos essas ferramentas para interpretá-la, muito pelo contrário, para interpretá-la, nós usamos a ƒé. A fé agrada ao Senhor Deus, e tendo isso em vista, separei esses versículos que não deixam que as minhas palavras sobressaiam:

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6

tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2

Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". Hebreus 10:38

Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir. 2 Coríntios 8:7

Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Romanos 1:17


Vemos sua palavra tão maravilhosa dando testemunho, daqueles que pela fé alcançaram a salvação, não é atoa que existe a galeria dos heróis da fé, que foram pessoas normais, movidas por um Deus extraordinário. E a palavra de Deus ainda nos ensina mais, nos ensina a nos instruirmos, adquirir sabedoria e inteligência, e se destacar por isso, se destacar em dedicação completa a Deus, e ao próximo, a nossa casa, nossa família, queridos, não dá pra ser dedicado somente a igreja e largar nossa família com a desculpa de que "Deus cuida", nossa função aqui, é sermos diferentes, extraordinários, mostrar ao mundo que somos o tempero e não um sal estragado que só serve pra ser jogado fora. E as vezes queridos, pessoas irão se ferir com a verdade de Deus, não porque fomos rudes com elas, mas porque a Verdade de Deus, vai contra o mundo, nesse momento, quando perguntados sobre questões difíceis, precisamos ter a maturidade cristã bem trabalhada em nós e não agirmos, nem como crianças, nem precipitadamente. Há muitos cristãos, que ainda estão na "na salinha" da igreja como crianças em relação as verdades de Deus, e hoje, se faz necessário que essas pessoas acordem e cresçam, porque o mundo tem se tornado cada vez mais hostil, e nós como filhos de Deus, precisamos, não nos levantar com paus e espadas, mas nos dobrar e orar. Quantas vezes o mundo, tenta nos enganar, dizendo que nós somos deuses e deusas, não é mesmo? Colocamos os nossos corpos como prioridade, malhamos ele, e esquecemos de embelezar o coração com a presença de Deus, damos valor as aparências, tratamos as pessoas do mundo como se elas não merecessem a graça salvadora de Cristo, somos preconceituosos, as pessoas tem que fazer o que nos agrade, por que só assim poderemos amá-las, dentre outras práticas que estamos deixando entrar em nossas vidas e cada dia mais nos afastando de Deus e nos fazendo aderir a uma religião fria. Por vezes julgamos os nossos semelhantes, como se fossemos os donos da verdade. As grandes mídias, tentam nos doutrinar, como se elas fossem as donas da verdade, os partidos políticos se levantam, dizendo serem donos da verdade, mas só há um que é dono de toda verdade:

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

Com isso, nós entendemos que tudo que nos dizem ser a verdade e o certo, mas que não passa pelo crivo de Cristo, não passa de engodo do mundo. O mundo diz pra você que você não pode corrigir seu filho, ele te diz que seu filho tem que ser o que ele escolher ser, mesmo em tenra idade, mas será mesmo que isso é verdade, que isso é o certo? A luz da palavra de Deus, nos mostra que isso não é certo. Os últimos acontecimentos midiaticos que envolveram crianças e o posicionamento de redes de Tv e marcas de produtos, são apenas o começo de uma longa descida da humanidade, nosso papel como cristão, é orar e tomar algumas atitudes pra que a nossa família esteja protegida:

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. Provérbios 22:6

Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma. Provérbios 29:17

Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo. Provérbios 13:24

Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Provérbios 23:13

Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. Hebreus 12:11


Tenho aqui 5 versículos que falam da extrema importância da criação de uma criança, e nenhuma delas prega ideologia de gênero, ou fala sobre a "lei da palmada", meninos nascem meninos e serão sempre meninos, meninas, nascem meninas e serão sempre meninas, a minha base está no que Deus diz: Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27. No primeiro versículo, vemos ser destronada toda uma ideologia em poucas palavras, "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. Provérbios 22:6", que objetivos você tem pros seus filhos? Que sonhos você tem pra eles, se o próprio Deus tem planos e sonhos para nós, como nós não teríamos planos e sonhos para os nossos filhos? Me expliquem, como uma criança que acaba de chegar no mundo, pode ser responsável pela escolha da sua sexualidade? Uma criança de 5 anos, não tem maturidade e instrução suficiente pra tomar qualquer decisão. Se uma criança erra, é normal que ela erre, ela acabou de chegar no mundo, ela ainda não conhece todas as regras, mas cabe aos pais, disciplinar essa criança, ensinando o que é certo, e se ela for teimosa e persistir no que ela aprendeu que é errado, ela deve ser disciplinada, castigada, uma tapinha no bumbum, não vai traumatizar essa criança, ainda que o mundo diga que sim, é melhor ela ser disciplinada pelos pais, do que cair no mundo totalmente despreparada. As crianças precisam da família disciplinadora, porque disciplinar também é amar. Prestem atenção, que eu não estou incentivando surras e humilhações, porque isso é covardia, não é disciplina. Tenha planos para os seus filhos, de faculdade, de bom casamento, de serem bons seres humanos, de serem cristãos, de serem honestos, deem o exemplo para que eles sigam, apresente Cristo aos seus filhos, leiam a bíblia com eles, orem com eles, instruam seus filhos no objetivo que vocês tem para eles, assim quando eles crescerem eles terão uma base sólida e firme, pra viverem neste mundo, e isso é o que os tornará livres, serem instruídos, educados. Não adianta fazer boicote com bancos e organizações de Tv, se você não ensina os seus filhos no Caminho correto, na Verdade.  

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
"Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:
"para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".
Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.
Efésios 6:1-4


Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
Efésios 6:10-18

Ensinem os seus filhos a honrarem vocês, sejam bons pais, companheiros, educadores, deem amor aos seus filhos, não deem coisas, a criança não precisa de tudo que ela quer, filho não serve pra você estragar ele fazendo todas as vontades dele, ele é um outro ser humano, e esse ser humano será responsável por tomar decisões na próxima geração, não criem seres alienados, fracos, que não podem se decepcionar, criem pessoas fortes, que suportem tempestades, que não desistam na hora da crise, que amem o próximo sem preconceito, sem condições, que sejam honestos por causa de 5 centavos, pais e mães, carreira nenhuma, vale perder um filho pro mundo. Esta palavra é exclusiva pra cristãos, como eu disse no início. E finalmente, ainda sobre os acontecimentos com o MAM e com a exposição do Santander, queridos, não sejamos ignorantes, levantar as armas e ir pra frente desses lugares de expor, lutar com nossas próprias mãos, isso está errado, Jesus em algum momento levantou rebelião? Em algum momento, depois do Pentecostes, seus apóstolos se uniram e fizeram levante de guerra? Apocalipse diz: Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se".Apocalipse 22:11

Nosso papel é pregar em tempo e fora de tempo, e aquele que quiser ouvir ouça. Nosso papel é orar, pois essas coisas acontecem e tem um peso espiritual muito maior do que um peso natural e visível, nossa luta não é contra rede de tv, contra banco, contra governo:

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Acordem cristãos, acordem enquanto ainda há tempo. Essa nação, está como está, porque nós cristãos, estamos esquecendo de Deus, da sua palavra e da sua soberania. Acordem, e se dobrem ao Senhor, se voltem para Deus. Deus avisa uma, duas, três, diversas vezes antes de executar sua justiça, e ele está nos chamando ao arrependimento nação cristã, Deus está chamando pra que voltemos ao primeiro amor. Deus é amor queridos, mas porque ele ama, ele nos corrige. 

Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga,
se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
2 Crônicas 7:13,14



Obedecer a Deus não é questão de opinião pra quem serve a ele de verdade. 

Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."

Lucas 9:23 



bjus e até a próxima. 

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Discípulos Teus - Devocional diário – Pode Sonhar





“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.”
Salmos 126:1-6

Primeiro temos que entender esse texto, sob a luz do passado, e pra isso, tratei de buscar a linha do tempo bíblica, até chegar no salmo 126, onde falarei, como trazer isso pra nossa vida.

O povo de Israel e de Judá, o povo hebreu, foi levado cativo para a Babilônia por abandonar a Deus, por pecar contra Deus, por esquecer dos seus caminhos, por cometer idolatria, por sacrificar a outros deuses, por esquecer a vontade e os estatutos de Deus, e isso geralmente acontecia, através de um líder, um Rei “ungido”, que desviava a os hebreus, pois esse Rei fazia o que era mal aos olhos de Deus. Pois, bem, e Deus permitiu que isso ocorresse, esse exílio para a Babilônia, para que o seu povo lhe desse outra vez a atenção e adoração devida, para que voltassem aos bons caminhos do Senhor, para que se convertessem de novo. Na bíblia muitas vezes, Deus usará os inimigos de seu povo, como instrumento de correção, ao mesmo tempo em que corrige seu povo, ele também irá prometer destruir seus inimigos, a medida em que o seu povo volta a se converter. E assim, o povo de Deus mais uma vez, enfrentou um cativeiro de 70 anos, dentro da Babilônia, um lugar completamente estranho para eles, era um povo destruidor, que os fez de escravos. Os livros de Daniel, Ezequiel, Jeremias, Neemias e Esdras, contam detalhes importantes dos acontecimentos do exílio do povo hebreu para a Babilônia, e o livro de Isaías relata o que acontece no pós exílio. Ciro o Rei da Pérsia, se levanta chamado por Deus a libertar os hebreus, então ele invade e conquista a Babilônia, sua política como conquistador, era respeitar os povos e suas crenças, por isso ele liberou os hebreus a que voltassem pra Jerusalém para a reconstrução da mesma e para seu Deus, sendo que o próprio Ciro se responsabilizou por essa reconstrução, disponibilizando o que era necessário e trazendo da Babilônia, os utensílios do Senhor que haviam sido roubados.

Linha do tempo bíblica:

Tudo começa com uma profecia a o Rei Ezequias:

“Então o profeta Isaías foi ao rei Ezequias e lhe perguntou: "O que esses homens disseram? De onde vieram? " Ezequias respondeu: "De uma terra distante. Vieram da Babilônia". O profeta perguntou: "O que eles viram em seu palácio? " Disse Ezequias: "Viram tudo em meu palácio. Não há nada em meus tesouros que não lhes tenha mostrado". Então Isaías disse a Ezequias: "Ouça a palavra do Senhor: Um dia tudo que se encontra em seu palácio bem como tudo o que os seus antepassados acumularam até hoje será levado para a Babilônia. Nada restará, diz o Senhor. Alguns dos seus próprios descendentes serão levados, e eles se tornarão eunucos no palácio do rei da Babilônia".
2 Reis 20:14-18

E no Reinado de Joaquim, que fez o que era mal aos olhos de Senhor, Nabucodonosor, levou cativo o povo hebreu:
"Joaquim tinha dezoito anos de idade quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. O nome da sua mãe era Neusta, filha de Elnatã; ela era de Jerusalém. Ele fez o que o Senhor reprova, tal como seu pai. Naquela ocasião os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, avançaram até Jerusalém e a cercaram, Enquanto seus oficiais a cercavam o próprio Nabucodonosor veio à cidade.
“Então Joaquim, rei de Judá, sua mãe, seus conselheiros, seus nobres e seus oficiais se entregaram; todos se renderam a ele. No oitavo ano do reinado do rei da Babilônia, ele levou Joaquim como prisioneiro. Levou para o exílio toda Jerusalém: todos os líderes e os homens de combate, todos os artesãos e artífices. Era um total de dez mil pessoas; só ficaram os mais pobres.”
2 Reis 24:8-12,14
Quando o povo Hebreu adentra na Babilônia, o profeta Jeremias, escreve uma carta ao povo, com uma ordem divina, orar pela prosperidade da Babilônia, pois a prosperidade deles dependia dele, e Deus mandou que orassem e o buscassem e se arrependessem, e que não acreditassem nos profetas que falavam que tudo ia acabar rápido, por que o cativeiro seria longo:
“Este é o conteúdo da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém aos líderes, que ainda restavam entre os exilados, aos sacerdotes, aos profetas e a todo o povo que Nabucodonosor deportara de Jerusalém para a Babilônia. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados, que deportei de Jerusalém para a Babilônia: "Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e deem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela". Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: "Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Não deem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem. Eles estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei", declara o Senhor. Assim diz o Senhor: "Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar. Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei", diz o Senhor.”
Jeremias 29:1,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14

No meio do cativeiro/exílio, algum poeta, conta através de um Salmo, o que estava acontecendo no meio daquilo tudo, num misto de tristeza, esperança e incerteza e desejo de justiça, um quebrantamento se inicia e notem que em meio ao quebrantamento, tanto o poeta e nós, tentamos culpar a outro, o poeta culpa os edomitas e emboram tenham alguma culpa por destruir Jerusalém, os edomitas não são responsáveis pelo pecado dos hebreus contra o Senhor:

“Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião. Ali, nos salgueiros penduramos as nossas harpas; ali os nossos captores pediam-nos canções, os nossos opressores exigiam canções alegres, dizendo: "Cantem para nós uma das canções de Sião! "Como poderíamos cantar as canções do Senhor numa terra estrangeira? Que a minha mão direita definhe, ó Jerusalém, se eu me esquecer de ti! Que a língua se me grude ao céu da boca, se eu não me lembrar de ti, e não considerar Jerusalém a minha maior alegria! Lembra-te, Senhor, dos edomitas e do que fizeram quando Jerusalém foi destruída, pois gritavam: "Arrasem-na! Arrasem-na até aos alicerces!" Ó cidade de Babilônia, destinada à destruição, feliz aquele que lhe retribuir o mal que você nos fez! Feliz aquele que pegar os seus filhos e os despedaçar contra a rocha!”
Salmos 137:1-9

Deus no entanto, como eu disse acima, tinha uma palavra decretada para a Babilônia e um tempo pra que tudo se cumprisse que era em 70 anos:

"Quando se completarem os setenta anos, castigarei o rei da Babilônia e a sua nação, a terra dos babilônios, por causa de suas iniquidades", declara o Senhor, "e a deixarei arrasada para sempre. Cumprirei naquela terra tudo o que falei contra ela, tudo o que está escrito neste livro e que Jeremias profetizou contra todas as nações. Porque os próprios babilônios serão escravizados por muitas nações e grandes reis; eu lhes retribuirei conforme as suas ações e as suas obras".”
Jeremias 25:12-14

No fim de 70 anos, após humilhação, sofrimento, exílio, Deus levanta Ciro, um Rei persa, e o capacita, para ir contra a Babilônia e resgatar o povo hebreu:

"Assim diz o Senhor ao seu ungido: a Ciro, cuja mão direita seguro com firmeza para subjugar as nações diante dele e arrancar a armadura de seus reis, para abrir portas diante dele, de modo que as portas não estejam trancadas: Por amor de meu servo Jacó, de meu escolhido Israel, eu o convoco pelo nome e concedo-lhe um título de honra, embora você não me reconheça. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido, de forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro. Eu levantarei esse homem em minha retidão: Farei direitos todos os seus caminhos. Ele reconstruirá minha cidade e libertará os exilados, sem exigir pagamento nem qualquer recompensa, diz o Senhor dos Exércitos. "
Isaías 45:1,4,5,6,13 

E dessa libertação, surge o salmo 126, o qual irei abordar já já!

Bem, agora, vamos fazer a nossa trajetória quando fazemos o mesmo que os hebreus fizeram. O pecado se origina da nossa insatisfação, gera a cobiça e produz o pecado. Vamos observar o comportamento de Eva quando ela conversa com a serpente: 

"Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? "Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim,
mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ".Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal".Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.
Gênesis 3:1-6

A insatisfação incitada pela serpente em Eva, fez com que a proposta da serpente parecesse boa, Eva foi tentada (de tentação) a ser como Deus:

"Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o Gênesis 3:6
A cobiça entrou no coração de Eva como uma flecha certeira e mortal, lembram-se como é o mecanismo do pecado?

"Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. Meus amados irmãos, não se deixem enganar"
Tiago 1:14-16

O significado da palavra pecado é “errar o alvo”, quando erramos o alvo, desagradamos a Deus e o Espírito Santo (quando ainda o temos), nos cobra em nossa consciência, nos lembrando do que é certo dentro da palavra de Deus, nos chamando a um convencimento do pecado,

"Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
João 16:7-11

E o Espírito Santo, nos chama para nos convencer de que pecamos, para que então, possamos reconciliar as nossas diretrizes, com a diretriz divina através do arrependimento. Como é gerado o arrependimento, o pecado gera tristeza para morte, mas se na tristeza, nos arrependemos, a tristeza leva a salvação: 

"A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte."
2 Coríntios 7:9

Porém, quando não há o arrependimento, e quando há uma reincidência no pecado, uma insistência diária em não se arrepender, Deus, em sua infinita amabilidade, que nos ama como filhos, põem se a nos corrigir, como um pai que ama seus filhos. 

"Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso." Jó 5:17

As vezes interpretamos a correção divina erroneamente, as vezes pensamos ser satanás nos importunando e se levantando contra nós, mas basta olharmos pra trás numa análise dos pecados que cometemos, pecados pelos quais não pedimos perdão a Deus, pra saber que na verdade, estamos sendo corrigidos. 

"Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,"
Hebreus 12:5

"Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados."
 Hebreus 12:11

"Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida,"
Provérbios 6:23

Queridos, Deus faz isso com quem ele ama, a correção de Deus gera vida. No entanto, confuso, as vezes, o nosso coração duro e insistente no erro, nos leva cada dia mais pra longe da presença de Deus e do seu Espírito, tornamo-nos então seguidores dos nossos próprios caminhos, e Deus, ainda nos amando, permite, por causa da nossa rebeldia, que caiamos no cativeiro do pecado, e o pecado gera a morte, morte espiritual e muitas vezes física. 

"Há uma severa lição para quem abandona o seu caminho; quem despreza a repreensão morrerá." Provérbios 15:10

Deus no entanto, não desiste de nós, ele sempre nos manda alguém que ore por nós, nos alerte, nos corrija.

"Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade."
2 Timóteo 2:24-26

Está mais claro do que nunca, que quando pecamos, estamos obedecendo nossa carne e também ao diabo, mas queridos, depende de nós tirarmos a dureza do nosso coração e voltarmos novamente arrependidos a Deus, nos convertendo dos nossos maus caminhos e de como pecamos contra Deus. 

Dentro do cativeiro, continuaremos vivendo, multiplicando, pagaremos nossas contas, obedeceremos as leis do governo, mas infelizmente estaremos longe de Deus, e dos seus sonhos, no cativeiro, onde somos acusados por satanás, onde ele acha em nós motivos pra nos acusar, e nos maltratar, onde ele opera o que faz de melhor: roubar, matar e destruir:

"O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente." João 10:10 

Entenda, que Deus não quer lhe fazer mal, a correção de Deus muitas vezes pode nos parecer mal, mas o fim dela é a vida plena. Deus permite que estejamos num cativeiro, como o povo hebreu, sujeito a um rei mal (o príncipe deste século0, o pecado dá legalidade pra que satanás nos oprima, mas tudo com a permissão de Deus, porque Deus quer que a tristeza gere arrependimento e não dureza. E no salmo 137, narra o início do quebrantamento do coração após o arrependimento, que é onde sentimos saudade (que é uma melancolia triste), da habitação de Deus em nós: 

“Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião. Ali, nos salgueiros penduramos as nossas harpas; ali os nossos captores pediam-nos canções, os nossos opressores exigiam canções alegres, dizendo: "Cantem para nós uma das canções de Sião! " Como poderíamos cantar as canções do Senhor numa terra estrangeira?”

Quando o povo hebreu lembrava de Sião, isso os remetia a bondade de Deus, o lugar onde adoravam a Deus, quando estamos num cativeiro sendo assolados por satanás começamos como filhos pródigos a enxergar o benefícios que outrora recebíamos na casa de nosso pai. O arrependimento gera a esperança da restauração. O desejo de Deus é que através do arrependimento, voltemos a nos relacionar com ele, herdando seus sonhos e suas promessas, Deus quer nos fazer coisas maravilhosas:

"Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.
De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar."
Miquéias 7:18,19

Quando resolvemos pedir perdão e fazer a vontade de Deus, ele opera em nós através do Espírito Santo, o convencimento do pecado, da justiça e do juízo como dito acima. Ele nos lembra quem somos, do que precisamos e para onde vamos. Deus então começa em nós os reparos após a correção, ele começa a restaurar suas promessas sobre nós, sua alegria, sua presença, ele restaura nosso altar, nosso coração, nossa adoração, nosso foco passa a ser somente ele, então ele limpa nossa visão, ele restaura nossos muros, ele nos restaura como templos, (assim como Ciro restaurou Jerusalém), ele traz pra dentro de nós a sua presença sagrada, ele renova os nossos sonhos, levanta-se Jesus como nosso maravilhoso conselheiro e libertador, lembrando a satanás, que sobre nós, já não existe nenhuma condenação, Jesus nos justifica dos nossos pecados e Deus, por isso, se alguém te acusa, deixe falar, mas lembre a satanás, que Cristo já te justificou, que já houve reconciliação entre você e Deus: 

"Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados."
Isaías 53:5

Depois que somos perdoados e limpos, Deus nos mostra os seu poder e os sonhos dele para nós, adeus tristeza, "alou" alegria, sonhe novamente, os sonhos bons que Deus separou: 

“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.”
Salmos 126:1-6

Amém, que Deus opere em nosso coração todos os dias pra que tenhamos rapidez em nos arrepender das nossas falhas, assim ficaremos longe do cativeiro e da dor, e não seremos pisoteados pelo inimigo das nossas almas! 

Senhor, no meio de aflição te buscaram; quando os disciplinaste sussurraram uma oração. Isaías 26:16

P.S.: "Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."
Lucas 9:23

bjus e até a próxima!














quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Discípulos Teus -Devocional Diário - Contra toda idolatria



"Amom tinha vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou dois anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Mesulemete, filha de Haruz; ela era de Jotbá.
Ele fez o que o Senhor reprova, como fizera Manassés, seu pai.
Imitou o seu pai em tudo; prestou culto aos ídolos aos quais seu pai havia cultuado e inclinou-se diante deles. Abandonou o Senhor, o Deus de seus antepassados e não andou no caminho do Senhor."
2 Reis 21:19-22

Quem tem sido nosso referencial? O que estamos colocando no altar do nosso coração? Hoje, vivemos uma época conturbada, onde muitos princípios do Senhor tem sido ignorados, são pessoas com muita boa vontade, mas sem o conhecimento da palavra de Deus que estão subindo nos altares enganando a si mesmos. As igrejas estão inchadas de pessoas, os pastores priorizando palavras de benção, de prosperidade, de amor, esquecendo-se de pregar sobre o verdadeiro arrependimento, e o verdadeiro encontro com Deus, esquecendo-se de falar da sua justiça, falam das coisas mundanas e se esquecem das coisas espirituais. E com facilidade, estamos vendo pessoas que se dizem servas e servos de Deus, usando a palavra de Deus como desculpa pra estar em lugares profanos, fazendo coisas profanas, pior, usando a palavra de Deus como base pra levar pra dentro da igreja, coisas profanas, tendo vidas totalmente dedicadas a coisas mundanas, como se Deus dividisse sua glória com este mundo. E queridos, observe o que está escrito em Gálatas: 

"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna."
Gálatas 6:7,8

Em em 1ª e  2ª Reis vemos a história de dois reinos divididos (Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Mateus 12:25), Israel e Judá. E o livro de 2ª Reis termina com Israel e Judá sendo levados cativos, deportados para a Babilônia, por desobediência a Deus. 

Nesse dois livros narram- se histórias de muitos Reis, que em sua maioria, levavam o povo de Deus a adorar outros deuses, um rei após outro, prevaricava contra Deus, construindo altares, adorando outros deuses, cultuando aos ídolos e não a Deus. E o que vemos hoje no cenário cristão, sim, se assemelha aos tempos em que Israel e Judá eram um reino dividido. E por isso, esse texto brotou em minha mente hoje e quero ressaltar alguns pontos, vamos lá: 

1- Quem Deus tem chamado? Deus tem chamado adoradores que o adorem em espirito e em verdade.  

"Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4:24. 

Este texto acina, narra específicamente o que Deus procura, e o que vemos são artistas nos palcos, vemos pessoas confundindo adoração com arte, vemos pessoas justificando que tem um ministério artístico, indo buscar no mundo, estratégias para ganhar o mundo. E existem tantos capítulos e versículos na bíblia falando o quanto isso é errado, que me admira essas pessoas estarem errando tanto o alvo, pecando e levando outros a pecarem. Olha como Deus nos vê quando queremos misturar as coisas: 

"Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus." Tiago 4:4

Muitas pessoas, lendo esse texto aqui, vão usar a palavra de Paulo: "me fiz de fraco pra ganhar o fraco", pra justificar suas "estratégias", e é sério que você está se comparando com Paulo? Você está pronto para morrer em prol da causa de Deus? Faça essa auto análise, e guarde pra você este versículo: 

"Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus." Tiago 4:4

2- Não precisamos ser mundanos pra ganhar o mundo e é isto que nos difere:

"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens." Mateus 5:13

E para que não fique nas minhas palavras vamos em mais um texto: 

"Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.
Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, ( embora eu mesmo não esteja debaixo da lei ), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei.
Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns."
1 Coríntios 9:19-22

Paulo não foi dar uma volta no mundo colocando outros deuses em seu coração, levantando altares pra ídolos, pra converter pessoas a Cristo, ele sabia quem ele era e porque havia sido chamado. Ele trouxe pessoas a Cristo. Portanto, não use Paulo como desculpa pra ir num show de rock (samba, pagode, funk) pra conhecer a tendência das músicas seculares pra trazer isso "pra sua arte", pra você trazer a "sua arte" pra dentro da igreja. Deus procura adoradores. Pessoas são mortas todos os dias em diversos lugares extremistas, por não negarem a sua fé em Cristo, elas são decapitadas, fuziladas, enterradas vivas. E aqui, vemos uma onda de "adoradores", frequentando lugares com altares consagrados ao deus deste século, se orgulhando disso, dizendo que foram chamados pra isso, e pra quê? Pra aprimorar sua arte. E Deus ainda está procurando os adoradores, que o adorarão em espírito e em verdade. Esta geração precisa de um encontro verdadeiro com Deus, você não acha?

3- Deus tem procurado pessoas que preguem em tempo e fora de tempo. 

"Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina." 2 Timóteo 4:2

No entanto, vemos homens subindo em púlpitos para serem adorados, para falarem de suas próprias opiniões, vemos homens e mulheres, que outrora eram firmes em Deus, despencando ladeira abaixo, perdendo seu foco na adoração a Deus, nas suas pregações sobre ganhos financeiros, porque viraram artistas e se esqueceram da adoração a Deus. Ouvimos muitos dizendo: "tenho um sonho de gravar um cd", mas pouco se ouve sobre sacrifício e comunhão: 

"Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito." João 7:18 

E  não temos mais ouvido: "tenho um sonho de levar as pessoas a adorarem a Deus". Queridos, atentem bem, os reinos divididos não subsistem, isso quer dizer que uma fonte, não pode jorrar duas qualidades de água: 

"Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce." Tiago 3:12. 

Deus não divide a sua adoração com outros ídolos humanos ou satânicos, 

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". Mateus 6:24

O sonho das pessoas de ganhar dinheiro com a sua arte, tem se sobreposto a adoração a Deus e as pessoas tem adulterado servindo ao deus deste século. E por cultivarmos pessoas como ídolos, status como altares e servido a outros deuses, muitas dessas pessoas estão caindo, pois o homem não tem estrutura pra ser adorado, o homem não é nada sem Deus. Nós esquecemos frequentemente que somos pó, e colocamos no altar de Deus, pessoas, coisas e demônios: 

"pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.
A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo,
que se vai quando sopra o vento e nem se sabe mais o lugar que ocupava.
Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos. O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe."
Salmos 103:14-19

4- O mundo tem produzido comichão nos nossos ouvidos, e a palavra de Deus diz que até os escolhidos seriam enganados. 

"Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos." Mateus 24:24

Sabe, não se deixe enganar, a arte depende de quem ouve e vê pra ser boa, a adoracão a Deus vem de um lugar onde ninguém pode ver e ouvir, por que ela vem do nosso espírito e vai para Deus, e agrada somente a Ele, a palavra que você prega no domingo, se não vier do Espírito Santo, não fará nenhuma diferença na vida das pessoas que precisam ser transformadas, então essa é a regra:

"Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4:24 

A arte é uma coisa muito maneira, mas adoração é uma parada muito mais bacana. Com isso queridos eu não condeno quem grava cd não, hein! Pelo amor de Jesus, aqui eu apenas exponho a palavra de Deus, todas as coisas que escrevo aqui, tem embasamento da bíblia e acho uma maravilha quando alguém é tremendamente usado por Deus e grava um cd, e leva a verdadeira adoração pra lugares onde ele talvez nunca vai pisar, a tecnologia dever ser usada a favor do reino sim, aqui a minha opinião pouco importa, importa a verdade de Deus: 

"E os levitas recitarão a todo o povo de Israel em alta voz:" Deuteronômio 27:14

Graças a Deus, hoje existe amplificador, microfone, cd, dvd, YouTube, Televisão, isso tudo queridos, não é problema, o problema está no homem que em nome de Deus, promove a si mesmo e se torna um ídolo, uma pedra de tropeço para aqueles que vão adorá-lo. Quando Deus nos chamou pra outra coisa: 

"A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados." Romanos 8:19

5- O filho convive com o Pai, o filho sabe o que o pai sonha, o filho é amigo do pai, o filho obedece o pai, o filho procura os conselhos e a inspiração no pai. 

Sabe, eu tinha uma inocente admiração por músicas não inspiradas por Deus, as músicas que chamamos de seculares, e até mesmo algumas músicas ditas cristãs, mas que não tinham qualquer inspiração divina, eu achava que não tinha problema cantar essas músicas, ouvir essas músicas, elas tocavam meu coração, até que Deus um dia me confrontou de uma forma muito mansa, mas muito viva: "Juliane, eu quero o seu coração por completo". Eu estava ouvindo uma música secular e parei pra pensar na letra dela e aquela letra realmente não tinha nadica de nada a ver com adoração ao Senhor, o que significava algo muito sério, pois quando não adoramos a Deus, sabendo que devemos adorar somente a Ele, Deus chama isso de "Prostituir-se com seus ídolos", desse dia em diante queridos e queridas, através do conhecimento da palavra de Deus, eu fui liberta dessa admiração por músicas seculares e artistas seculares e cristãos também, entre outras coisas, entre elas, novelas, adoração por grifes de moda, por idealismos fora da bíblia, e isso é só a ponta do iceberg, Deus ainda está limpando meu coração, e lá se vão 20 e tantos anos na presença dele... Porque? Porque:

"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.
A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;
a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.
Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.
Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo."
Romanos 8:5-9 

Quando você vai entender que a partir do momento que aceita Jesus, você se torna uma nova criatura? Uma criatura que não é mais desse mundo?
Deus não comunga com as coisas carnais e mundanas, Israel e Judá, foram levados cativos a Babilônia porque ignoraram os caminhos de Deus, andaram segundo suas vontades, ergueram altares a outros deuses, adoraram e sacrificaram a outros ídolos. Hoje vemos pessoas fazendo um esforço enorme pra pagar 400,00 reais pra ir num show qualquer, vão entrar lá vazios e vão sair vazios, vemos pessoas que na hora de louvar ao Senhor, nem levantam de seus assentos da igreja, são pessoas que correm pra encher seus altares de idolatria a homens, a si mesmos, as fofocas, dissensões e porfias. E Deus desde a antigüidade, permanece procurando adoradores que o adorem em espírito e e em verdade. 

Amados, consertem seus altares. Tirem os ídolos, tirem os deuses e deusas humanos, leiam a palavra de Deus, abandonem as novelas, os filmes e programas torpes, a pornografia, dediquem-se a Deus, parem de adorar seus filhos, sua família, parem de colocar pessoas em altares, parem de oferecer incenso podre pra Deus, adoração fragmentada, parem de perverter os juízos de Deus. Convertam-se dos seus maus caminhos. Parem de enaltecer pregadores, cantores, ministros, artistas, Deus nos coloca no mesmo degrau queridos, toda a humanidade, sem distinção:

"Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus."
Romanos 3:21-24

6- A dedicação a Deus, revela as promessas de Deus para nós-

Quando Salomão construiu o templo e o dedicou a Deus, pois ele fora escolhido pra isso, Deus ouviu a oração dele, e lhe deu uma promessa que perdura na vida de todos que se dedicam como templos a Deus, largue os ídolos, obedeça a Deus. 

"Quando Salomão acabou de construir o templo do Senhor e o palácio real, executando bem tudo o que tinha em mente realizar no templo do Senhor e em seu próprio palácio,
o Senhor lhe apareceu de noite e disse: "Ouvi sua oração, e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios.
"Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga,
se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar."
2 Crônicas 7:11-15

E Deus diz mais: 

"De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele sempre estarão.
"E se você andar segundo a minha vontade como fez seu pai Davi e fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas leis,
firmarei o seu trono, conforme a aliança que fiz com Davi, seu pai, quando lhe disse: ‘Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel’.
"Mas, se vocês se afastarem de mim e abandonarem os decretos e os mandamentos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los,
desarraigarei Israel da minha terra, que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Farei que ele se torne motivo de zombaria entre todos os povos.
E embora agora este templo seja imponente, todos os que passarem por ele ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo? ’
E a resposta será: ‘Porque abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os tirou do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso ele trouxe sobre eles toda esta desgraça’ ".
2 Crônicas 7:15-22

Não queira ser um templo sem a presença de Deus, pois templos sem a presença de Deus, não resistem ao tempo, eles se corrompem e caem, não queira ser rejeitado por Deus no dia do juízo, não conduza os levitas e ministros a serem rejeitados por Deus, os adorando. Nós bem sabemos que no grande dia, muitos estarão diante do Senhor, dizendo o quanto pregaram, o quanto curaram no nome Dele, mas a estes Deus dirá: "Não te conheço". Sem Deus, nós somos pó,com Deus, continuamos sendo apenas pó. Voltemo-nos para o Senhor, tenha intimidade com Deus, adore somente a Deus, deixe Deus tirar de você os altares que não o glorificam! 


"Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."

Lucas 9:23

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Discípulos Teus – Devocional diário - A Mágoa




Sempre tem um dia na nossa vida, em que alguma pessoa cansada, fadigada, mal humorada e zangada, briga conosco e nos diz coisas que ela não deveria ter dito, as vezes essa pessoa vai gritar com você, fazendo você ficar com raiva, com ódio, irada, as vezes ela irá disfarçar em palavras mansas, toda sua fúria, e numa aparência de pessoa tranquila, ela nos deixará uma mágoa, um fardo duro de carregar, que nos deixará tristes, e pior ainda será se por causa dessa pessoa, magoarmos uma outra pessoa que nada fez pra merecer nossa ira. Sim, pode acontecer que na hora não tenhamos palavras pra discutir com quem nos magoou, e por consequência, magoaremos a primeira pessoa que passar na nossa frente, sem importar quem é ela. E você ficará duplamente triste. O fardo, daquele que resolve carregar mágoas, é pesado. E a bíblia nos aconselha três coisas maravilhosas pra que esse fardo, não nos impeça de avançar.

A primeira coisa a fazer, é pedir perdão a quem você magoou e perdoar quem te magoou. Isso é tão sério, observe o que diz a bíblia:

“Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,

deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.”

(Mateus 5:22-24 - NVI)

Não vamos correr o risco de ir para o inferno porque acumulamos ira contra as pessoas! A bíblia ressalta que pedir perdão ao um irmão ferido, é tão importante quanto apresentar nossa oferta. Que oferta é essa? Nosso dinheiro? Não, nosso coração. Como podemos oferecer a Deus o nosso coração se dentro dele acumulamos um fardo de iras e mágoas? Pois largue o orgulho e vá até a pessoa que você magoou e peça perdão, depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.

A segunda coisa a ser feita, é largar o fardo da mágoa provocada. Vamos ler a bíblia:

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

(Mateus 11:11,28,29,30 – NVI)

Como é difícil não é mesmo? Caminhar com um fardo pesado nos ombros, nosso semblante fica triste, caído, nossas costas curvadas, cansadas. Mas Jesus, nosso lindo Jesus, disse que podemos trocar nosso fardo com ele. Se perdoamos quem, nos magoou, se pedimos perdão a quem magoamos e já nos oferecemos a Deus como oferta viva, Jesus nos mostra o próximo passo para o alívio: “Venham a mim, vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”, quando derramamos nosso ser, no ser de Jesus, encontramos pleno alívio. Ele não vai gritar com você se você cometer um engano, um erro, um equívoco, ele não vai brigar com você dizendo que “seu comportamento é inaceitável”, pois ele é “manso e humilde de coração”. Jesus é o melhor mestre de todos, o jugo dele é suave e seu fardo é leve. Ele não faz vista grossa quando pecamos, ele nos ajudar a não pecar mais,  e ele nos ajuda, não com palavras rudes, mas com sua mansidão. E com essa mesma mansidão, obtemos um resultado inquietante para o mundo!

A terceira coisa é algo que acontece quando o perdão é pleno e o fardo é leve, vamos ler a bíblia:

“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.

Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo".

Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.

Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.

Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.”

(Salmos 126:1-6 - NVI)

A mágoa, o pecado, nossas transgressões, nos aprisionam e entristecem. Mas quando perdoamos e somos perdoados, quando trocamos nosso fardo com Cristo, Deus nos convida, como ofertas vivas a Ele mesmo, a sonhar e encher nossa boca de riso, o peso vai embora, a tristeza se esvai, o cansaço some, o Senhor nos restaura e nos convida, ao invés de carregar um fardo pesado, carregar uma semente, uma semente com uma promessa (porque no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo):

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.
Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.”

Deus transforma o nosso fardo em testemunho vivo, é ele quem faz das nossas lágrimas, remédio para aqueles que padecem do mesmo mal que outrora padecíamos. Viramos além de oferta viva pra Ele, um sinal de que Ele é bom, fiel e conselheiro. Então, se você tem passado por humilhações que geram mágoas, siga esses passos que Deus nos deixou, eu segui, e aliviada, não me arrependo.

P.S.: Nunca se esqueça que pra caminhar com Cristo, é necessário, pegar a sua cruz e negar a si mesmo. Quando negamos a nós mesmos, agradamos a Deus.

Bjus e até a próxima!