terça-feira, 3 de outubro de 2017

Discípulos Teus – Devocional diário - A Mágoa




Sempre tem um dia na nossa vida, em que alguma pessoa cansada, fadigada, mal humorada e zangada, briga conosco e nos diz coisas que ela não deveria ter dito, as vezes essa pessoa vai gritar com você, fazendo você ficar com raiva, com ódio, irada, as vezes ela irá disfarçar em palavras mansas, toda sua fúria, e numa aparência de pessoa tranquila, ela nos deixará uma mágoa, um fardo duro de carregar, que nos deixará tristes, e pior ainda será se por causa dessa pessoa, magoarmos uma outra pessoa que nada fez pra merecer nossa ira. Sim, pode acontecer que na hora não tenhamos palavras pra discutir com quem nos magoou, e por consequência, magoaremos a primeira pessoa que passar na nossa frente, sem importar quem é ela. E você ficará duplamente triste. O fardo, daquele que resolve carregar mágoas, é pesado. E a bíblia nos aconselha três coisas maravilhosas pra que esse fardo, não nos impeça de avançar.

A primeira coisa a fazer, é pedir perdão a quem você magoou e perdoar quem te magoou. Isso é tão sério, observe o que diz a bíblia:

“Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,

deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.”

(Mateus 5:22-24 - NVI)

Não vamos correr o risco de ir para o inferno porque acumulamos ira contra as pessoas! A bíblia ressalta que pedir perdão ao um irmão ferido, é tão importante quanto apresentar nossa oferta. Que oferta é essa? Nosso dinheiro? Não, nosso coração. Como podemos oferecer a Deus o nosso coração se dentro dele acumulamos um fardo de iras e mágoas? Pois largue o orgulho e vá até a pessoa que você magoou e peça perdão, depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.

A segunda coisa a ser feita, é largar o fardo da mágoa provocada. Vamos ler a bíblia:

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

(Mateus 11:11,28,29,30 – NVI)

Como é difícil não é mesmo? Caminhar com um fardo pesado nos ombros, nosso semblante fica triste, caído, nossas costas curvadas, cansadas. Mas Jesus, nosso lindo Jesus, disse que podemos trocar nosso fardo com ele. Se perdoamos quem, nos magoou, se pedimos perdão a quem magoamos e já nos oferecemos a Deus como oferta viva, Jesus nos mostra o próximo passo para o alívio: “Venham a mim, vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”, quando derramamos nosso ser, no ser de Jesus, encontramos pleno alívio. Ele não vai gritar com você se você cometer um engano, um erro, um equívoco, ele não vai brigar com você dizendo que “seu comportamento é inaceitável”, pois ele é “manso e humilde de coração”. Jesus é o melhor mestre de todos, o jugo dele é suave e seu fardo é leve. Ele não faz vista grossa quando pecamos, ele nos ajudar a não pecar mais,  e ele nos ajuda, não com palavras rudes, mas com sua mansidão. E com essa mesma mansidão, obtemos um resultado inquietante para o mundo!

A terceira coisa é algo que acontece quando o perdão é pleno e o fardo é leve, vamos ler a bíblia:

“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.

Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo".

Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.

Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.

Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.”

(Salmos 126:1-6 - NVI)

A mágoa, o pecado, nossas transgressões, nos aprisionam e entristecem. Mas quando perdoamos e somos perdoados, quando trocamos nosso fardo com Cristo, Deus nos convida, como ofertas vivas a Ele mesmo, a sonhar e encher nossa boca de riso, o peso vai embora, a tristeza se esvai, o cansaço some, o Senhor nos restaura e nos convida, ao invés de carregar um fardo pesado, carregar uma semente, uma semente com uma promessa (porque no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo):

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.
Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.”

Deus transforma o nosso fardo em testemunho vivo, é ele quem faz das nossas lágrimas, remédio para aqueles que padecem do mesmo mal que outrora padecíamos. Viramos além de oferta viva pra Ele, um sinal de que Ele é bom, fiel e conselheiro. Então, se você tem passado por humilhações que geram mágoas, siga esses passos que Deus nos deixou, eu segui, e aliviada, não me arrependo.

P.S.: Nunca se esqueça que pra caminhar com Cristo, é necessário, pegar a sua cruz e negar a si mesmo. Quando negamos a nós mesmos, agradamos a Deus.

Bjus e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário